Quem Somos

A família Gasperin traz consigo uma história de muito trabalho e dedicação pelo cultivo da uva, traz no sangue a trajetória de luta e perseverança, bem como a religiosidade e a valorização dos princípios de vida ligados a família e ao trabalho na terra. Dessa forma, Affonso Gasperin, o neto dos italianos Giácomo e Veronica Gasperin, que, em busca de novas oportunidades, se instalaram nas terras que hoje pertencem à cidade de Caxias do Sul/RS, produzia seus vinhos para consumo próprio a partir do cultivo das suas uvas e, o excedente, vendia aos seus amigos. O vinho era apreciado por todos e assim, a pedido dos seus amigos e consumidores, Affonso constituiu oficialmente a Vinícola Gasperin, em 13 de julho de 1982.

 

Hoje, a denominada Vitivinícola Don Affonso, valoriza a tradição e as raízes da família Gasperin, produzindo com qualidade, excelência e amor pela terra. Os produtos premiados da Vitivinícola Don Affonso resultam de um trabalho dedicado, cuidadoso e de constante aperfeiçoamento do enólogo brasileiro André Gasperin. Neto do fundador da Vinícola, André é natural de Caxias do Sul e traz consigo a vocação e a paixão pela vitivinicultura. Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do Centro Federal de Ensino Tecnológico de Bento Gonçalves-RS; mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul, na área da Enobiotecnologia e Microbiologia Enológica; concluiu recentemente o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, devido aos desafios irem muito além do cultivo e da produção de vinhos e sucos com excelência. Além de se dedicar à vinícola da Família Don Affonso, o enólogo já acumula em seu currículo várias experiências profissionais em instituições de ensino, entidades, laboratórios, centros de pesquisa e outros, todos voltados para o setor vitivinícola.

 

A empresa possui vinhedos próprios na cidade vizinha de Flores da Cunha e, preza pelo cultivo de produção integrada e usa bioindicadores para o controle e monitoramento de pragas e doenças. O solo dos vinhedos é cultivado sem o uso de adubos químicos, somente com cobertura vegetal e incorporação de matéria orgânica natural. A variedade Bordô (Vitis labrusca) é muito rústica e bastante resistente a maioria das doenças fúngicas, produz com boa qualidade e estão muito bem adaptadas ao clima e solo da região.

 

Localizada em espaço aconchegante, que alia as facilidades de acesso no perímetro urbano de Caxias do Sul, com a preservação do meio ambiente exuberante em seu entorno, a Vitivinícola Don Affonso expressa toda a hospitalidade do povo da Serra Gaúcha. Recebe seus clientes, amigos e turistas em varejo próprio para uma degustação com atendimento personalizado, acompanhado pelo enólogo André Gasperin e equipe, no qual o visitante pode conhecer e apreciar a qualidade dos seus produtos.