VINÍCOLA DON AFFONSO

Em Constante Evolução

REQUINTE E SABOR DE HISTÓRIA

Os Vinhos Finos Don Affonso apresentam alto padrão e requinte , com qualidade internacional em varietais, assim como nossos Espumantes, borbulhas que valem ouro, para brindar e celebrar a vida.

Os Vinhos de Mesa são uma tradição dos imigrantes italianos que é cultivada pela Vinícola Don Affonso, com conceito de tipicidade, autenticidade e identidade regional. Nossos Sucos de Uva são uma bebida de excelência em saúde, natural e saborosa, para ser consumida por pessoas de todas as idades e gostos.

Além disso, nossa Cerveja Artesanal foi pensada para agradar a todos os paladares. É única, diferente e especial pela forma como é produzida. Conheça nossa linha de produtos e desfrute de sabores ricos e alta qualidade.


LONGA TRADIÇÃO DE RICOS SABORES

      Evidenciando os valores herdados pelos seus antepassados do norte da Itália, a família De Gasperin mantém a tradição de cultivar suas uvas com carinho e dedicação. Os vinhedos Don Affonso são dotados com mudas de excelente qualidade, perfeitamente adaptadas às condições climáticas e ambientais da Serra Gaúcha. 

       A Vinícola Don Affonso tem sua sede em Caxias do Sul – RS. Nas proximidades do Parque da Festa da Uva, onde está desde 1980, ano de sua fundação, a vinícola dedica-se a produzir vinhos, sucos de uva e espumantes, de alta qualidade e reconhecidos como destaques na Serra Gaúcha. Com uma estrutura característica das melhores vinícolas, possui vinhedos próprios e preza pelo alto padrão dos produtos, seguidamente premiados.

      O surgimento da Vinícola Don Affonso está diretamente relacionado à história da imigração italiana. Em 1879, italianos da Família De Gasperin  migraram da Comune di Mel, província de Belluno, região do Vêneto, no norte da Itália, em busca de uma nova vida, e resolveram vir para o Brasil, onde chegaram depois de uma longa viagem e fixaram-se  em terras do sul do País, prosperaram e formaram, família com muito trabalho e dedicação.

      Em 13 de Julho de 1982, o descendente Affonso Gasperin fundou a Vinícola Don Affonso a pedido de seus amigos, pois produzia vinhos a vários anos e este era apreciado por todos. A produção para o consumo próprio passou a ser insuficiente, já que a fama do seu vinho se espalhava pela região, e a procura aumentava a cada dia.   

      Localizada em espaço aconchegante, que alia as facilidades de acesso no perímetro urbano de Caxias do Sul com a preservação do meio ambiente exuberante em seu entorno, a Vinícola Don Affonso expressa toda a hospitalidade da gente da Serra Gaúcha, recebendo os clientes, amigos e turistas, em seu varejo próprio, para uma degustação, com atendimento personalizado, acompanhado pelo enólogo André Gasperin e equipe, onde o visitante pode conhecer e apreciar a qualidade dos seus produtos, que começa no vinhedo mantido com todo carinho, passa por modernas técnicas de vinificação e culmina com a plena satisfação do consumidor.


ENOLOGIA SENSITIVA COM RESPEITO AO CLIMA, SOLO E CULTURA LOCAL

      Os produtos de qualidade e premiados da Vinícola Don Affonso resultam de um trabalho dedicado, cuidadoso  e de constante aperfeiçoamento do enólogo brasileiro André Gasperin.

      Neto do fundador da Vinícola, Affonso Gasperin, André, que é natural de Caxias do Sul, traz consigo a vocação e a paixão pela vitivinicultura, desde que concluiu a Graduação no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, do Centro Federal de Ensino Tecnológico de Bento Gonçalves-RS, em 2003, tem se mostrado incansável no aperfeiçoamento e qualificação nessa área, com mestrado em Biotecnologia na Universidade de Caxias do Sul na área da Enobiotecnologia e Microbiologia Enológica, concluiu também recentemente o MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, pois os defafios de ser empreendedor na vitivinicultura vão muito além do cultivo e da produção de excelência.

      Além de se dedicar à Vinícola da Família Don Affonso, o jovem enólogo já acumula em seu currículo várias experiências profissionais, ambas em instituições de ensino, entidades,  laboratórios, centros de pesquisa e outros, todos voltados para o setor vitivinícola.

      Mesmo já tendo desenvolvido na Vinícola Don Affonso vinhos, sucos e outras bebidas premiadas, André Gasperin costuma dizer que traz consigo o mesmo espírito, a determinação e a vontade dos seus antepassados, de quando começaram a produzir vinhos, ou seja, “fazer sempre o melhor e o produto que todos apreciem com prazer e alegria”.