Licoroso Envelhecido
Uvas: Moscato Branco
Safra: Corte Várias Safras
Região Produtora: Serra Gaúcha
Volume: 500 ml
Teor Alcoólico: 18 %
Corpo: Médio
Maturação: Mínimo de 12 anos em Madeira Local (Grápia)
Temperatura de Serviço: 16º C
Histórico: Vinho que traz consigo um pouco da trajetória e do histórico da Vinícola Don Affonso, o fundador da vinícola Sr. Affonso Gasperin elaborava todos os anos um pequeno lote deste vinho que era destinado originalmente a ser doado e utilizado nas celebrações de missas da comunidade local, por ter uma religiosidade muito grande e uma amizade com a comunidade das igrejas locais. Com o passar dos anos este vinho passou a fazer parte da rotina das safras da Don Affonso; desde 1980 se elabora pequena quantidade deste vinho o que criou um certo histórico de diferentes safras. Na década dos anos 90 o então recém formado enólogo André Gasperin observou potencial neste vinho e desenvolveu um sistema de envelhecimento inspirado nos vinhos de Jerez através do sistema de criadeiras e soleiras obtendo então um vinho licoroso típico e característico.
Conceito: Vinho elaborado de uvas Moscato Bianco, com amadurecimento mínimo de dois anos em barril madeira de grappia envelhecida, de grande potencial de guarda e limitado a pequenos lotes por safra, vinho de assinatura do enólogo e com envelhecimento em madeira local. O Distinto leva esse nome exatamente por ser um vinho diferenciado, onde os desafios de cortes e amadurecimentos são levados ao extremo proporcionando um produto único e desafiador.
Características das Uvas: Conduzidas em sistema de latada simples e com poda mista, seu manejo é efetuado de acordo com as condições climáticas de cada vindima, sua produção é delimitada em oito toneladas por hectare e a maturação é acompanhada por análise sensorial das uvas, cascas e sementes, a vindima é realizada em três etapas sendo que nas primeiras duas colheitas a uva é destinada a elaboração de vinhos tranqüilos e espumantes e o restante através de uma maturação forçada e sistema de colheita tardia. O rendimento desta última etapa é de menos de 10% do volume original de produção e somente esta terceira parcela é destinada a elaboração da Mistela. Origem das uvas é a Serra Gaúcha.
Processo de Elaboração:
• Colheita seletiva e tardia
• Desengace sem esmagamento
• Seleção manual de grãos
• Adição de aguardente vínica de qualidade até 18%
• Maceração pelicular
• Prensagem a tortcho
• Decantação e estabilização natural
• Envelhecimento oxidativo em madeira local
• Estabilização tartárica natural
• Cortes de sistemas de criadeiras e soleiras;
• Engarrafamento;
• Rotulagem e expedição.
Potencial de guarda: Pode evoluir ainda por muito tempo, sua estrutura e corpo possibilitam a sua guarda em garrafa por mais de dez anos, evoluindo em cores e aromas.
Sugestão de Harmonização: Por ser um vinho licoroso com mais de 18% de álcool e quantidades consideráveis de açúcares combina com pratos de sobremesas e frutas cristalizadas, também podendo compor receitas das mais variadas combinações.
Serviço: Para ser melhor apreciado pode ser servido a uma temperatura média de 5°C.
Tiragem: Limitado a 400 garrafas por ano, vinho de Soleira.